quarta-feira, 21 de outubro de 2015

TUTORIAL: Ocultamento e Detecção - Mecânica de Spotting do WOWS




Assista ao vídeo.


Este artigo tem o intuito esclarecer esses 02 importantes fatores "OCULTAMENTO, DETECÇÃO" muitas vezes passam desapercebidos principalmente por novatos e muitas vezes por aqueles que se dizem veteranos.

A interação desses 02 fatores geram a mecânica de spotting do WOWS ou seja: visualizar o inimigo como também marca-lo no mini-map para os aliados. 


1 - OCULTAMENTO

É o fator da medida da capacidade do navio de passar despercebido pelo inimigo (sem ser spotado).

O fator do Ocultamento é um parâmetro calculado a partir desses 02 fatores de cada navio "Alcance de Detectabilidade de superfície" e "Alcance de Detectabilidade aérea", cada um desses fatores também são especificados e expressos em quilômetros. 


Nota: O IJN T2 DD Umikaze tem o melhor fator de Ocultação in-game de 97. Os EUA T10 CV Midway tem o pior em 5.


O jogo lhe fornece ferramentas para aumentar essa zona de ocultamento, o que pode ser muito viável para um porta-aviões e extremamente necessário e vital para um destroyer. 



Ferramenta 01: (Camuflagem -3% de detectabilidade):
Creio que a primeira ferramenta a ser alcançada por todos os jogadores pois recebem esta opção quando alcançam o nível 08 no registro de serviços. 




Ferramenta 02:  Modificação do sistema de ocultamento 1 (-10% de detectabilidade)
Atualização que pode ser equipada em seu navio de t8 para cima.



Ferramenta 03: Especialista em ocultação (-10% / -12% / 14% / -16%)
Skill de comandante que pode ser escolhida quando se atinge 15 pontos.





Essas ferramentas de aumento de detectabilidade quando equipadas em seu navio e comandado por um capitão com a skill de Especialista em ocultação somam e o resultado do dessa somatória é multiplicado pela base de cada navio

Ex: Quando em um (Destroyer Tier 10) - 3% + 10% + 10% = 23%



2 - DETECÇÃO E SPOTTING 

É o fato de um navio ser spotado por seu inimigo seja por um outro navio ou por superfície aérea através de um avião inimigo. Isso envolve 02 conjunto de valores.

2.1 - O primeiro deles é a o alcance de detecção: 

Alcance de Detectabilidade de superfície: Esta primeira medida envolve o Line of Sight (LOS) que em nosso idioma se traduz a linha de visão. Este evento ocorre quando um navio entra no campo de visão do outro. 

Alcance de Detectabilidade aérea: Esta medida é a que define a distância em que o navio será spotado pela aeronave inimiga, geralmente mais curta que a de superfície. 

Ignorando o "LOS" de seu navio, ao contrário de detecção de superfície, o lançamento de caças catapultas podem spotar os navios inimigos a partir de 4 km dele mesmo. acima dessa distância eles precisam "LOS" do navio. 

Nota: Porta-Aviões possuem range ilimitado no entanto suas aeronaves possuem um range de detecção limitado em 11km. e não são restritos por "LOS". 


2.2 - O segundo é a área de detecção: 

É a área que o navio consegue visualizar o inimigo por conta própria. Esta área fica demarcada no mini-map como uma zona em cone sombreada na cor cinza. 

Nota: Qualquer navio fora desta faixa não pode ser detectado pelo jogador.

Este fator irá variar de acordo com o seu navio. Quanto maior o seu navio maior será sua zona de detecção. Ou seja, um destroyer terá uma curta zona de detecção enquanto que um encouraçado terá uma grande zona de detecção.

Nota: Diferentemente dos outros navios, um porta-aviões tem esta zona bem limitada, tendo em vista que seus aviões possuem uma zona de detectabilidade de 11km.


Vamos ao que interessa...

Estes fatores não afetam muito a batalha quando um navio enfrenta outro de sua mesma classe, por possuírem uma zona de detecção e uma zona de ocultamento semelhantes, mas esses fatores irão impactar consideravelmente quando diferentes classes batalham entre si.

Essa figura abaixo irá clarear um pouco este raciocínio e as funções das classes irão começar a ficar mais evidentes.

Legenda:

------ Zona de detecção - Range de visão
____  Zona de ocultamento.


Essa figura talvez seja uma das mais esclarecedoras e que dará mais lógica ao correto posicionamento estratégico no campo de batalha.

Vamos a interpretação da mesma em diferentes situações...

Situação 01 - Todos são inimigos uns dos outros 
O Destroyer DD (rosa) pode detectar o cruzador (laranja), como o cruzador está dentro do alcance do da linha de visão do DD (rosa pontilhada linha) e a distância entre os dois navios é menor do que a faixa de detecção do cruzador (linha laranja)

No entanto, o DD não consegue detectar o encouraçado (azul), mesmo que a distância entre eles seja menor do que a zona detecção do encouraçado (linha azul), devido ao encouraçado estar fora alcance de visão do destroyer (rosa linha tracejada).

O cruzador por outro lado pode detectar o encouraçado, pois esta dentro da linha de visão do cruzador e a distância entre eles é menor do que a zona de detecção do encouraçado, no entanto, o cruzador não consegue detectar o Destroyer mesmo que esteja dentro alcance de visão do cruzador porque a distância entre eles é maior do que a zona de detecção do DD.

O encouraçado não pode detectar o destroyer ou cruzador apesar de sua zona de detecção englobar todos dois, pois a zona de detecção do encouraçado é maior do que a zonas de ocultamento de ambos Nota: eles estão seguros pois ainda estão em sua zona segura de ocultamento.

Situação 02 - Destroyer e o encouraçado estão no mesmo Time, e o cruzador é o inimigo.

O destroyer irá spotar o cruzador para o encouraçado e ele aparecerá no minimap do encouraçado e de todo seu time, logo o cruzador será visualizado pelo encouraçado. 

Situação 03 - Destroyer e o cruzador estiverem no mesmo time, o encouraçado é o inimigo.

O cruzador irá spotar o encouraçado para o time (destroyer), mas o destroyer irá apenas poder identificar o encouraçado no minimap, pois o o encouraçado ainda não entrou em sua zona de detecção.

Lembra sobre e lógica? Então...ainda não fiz nenhum artigo sobre formação e estratégia de batalha, mas ja pra ajudar um pouco mais a vocês sobre sua função...

Ainda ontem postei no face sobre funções de cada classe na batalha em um post de um de nossos membros...

"O papel dos cruzadores é proteger sua frota seja de DDs ou de aeronaves inimigas. Cruzadores não tem uma excelente blindagem e devem conhecer sua função dentro das batalhas... 

DDs na frente tentando identificar DDs inimigos, cruzadores para matar os DDs identificados pelo DD amigo. e Encouraçados para eliminar os Cruzadores e BBs quando avistados. sendo que a preferência é matar o cruzador inimigo... Além de ser mais rápido que matar outro BB, eliminando o Cruzador inimigo, abre as portas para o DD amigo eliminar o BB inimigo...



Existem ainda outros fatores que influenciam na zona de ocultamento. 


- Disparo dos canhões principais: (Editado em 06/04/2016 conforme perguntas e respostas divulgado pelo Site Himmelsdorf)

Na minha concepção este é o fator que mais irá influenciar em sua área de ocultabilidade. Segundo informações de testes realizados pelo grande e famoso jogador iChase, a diminuição da ocultabilidade varia de acordo com o tamanho de seu canhão da bateria principal.

Analisando rapidamente a tabela por ele apresentada no (Captain's Academy Episode 20 - Invisi Firing) da para notar que existe uma diminuição de xx% em sua zona de ocultamento, de acordo com o calibre do canhão. Confira a tabela...Este aumento temporário terá a duração de 20 segundos...



Com a divulgação de perguntas e respostas no fórum RU, tivemos acesso direto a uma fórmula de aumento da detectabilidade que funciona da seguinte maneira...

Para Detectabilidade de superficie:
Pega-se (mm dos canhões principais) multiplica-se por 3 e depois por 10. Ou Seja: (mm)*3*10


Para Detectabilidade aérea: 
Pega-se (mm dos canhões principais) multiplica-se por 2 e depois por 10. Ou Seja: (mm)*2*10

EXEMPLO:




- Disparos dos AA´s

Canhões antiaéreos que estão disparando também aumentam os fatores de ocultamento de um navio. O aumento é de 1,3 km de superfície e 2 km por via aérea. Diferentemente do aumento temporário de 20seg. após disparar os canhões principais, o aumento neste caso só ocorrerá enquanto os canhões AA estiverem disparando.

Nota: Recomenda-se frequentemente para Destroyers para desativarem suas armas AA (Comando CTRL+P)de modo a não prejudicar seu ocultamento e revelar a sua posição, passando a disparar contra aviões inimigos, no entanto isso só é relevante se o navio tem AA que é maior alcance do que a sua faixa de detecção por via aérea.


- Incêndios.

Um navio que está em chamas terá 3 km adicionado ao Alcance de Detectabilidade de superfície (2 km por via aérea) durante o tempo que ele está pegando fogo. 

Nota: O aumento não se acumula com vários incêndios.


- Motor Boost (Impulso de motor). 



Destroyers usando esse consumível para aumentar a sua velocidade e aceleração terão 0,2 km adicionados à sua intervalo de detecção durante o tempo que eles estão acelerando ou se movendo em alta velocidade. 

Nota: A pena não será aplicada se o navio está desacelerando ou chega a uma paragem enquanto o consumo ainda está ativa.


- Cortinas de fumaça. 

Fumaças funcionam bloqueando o "LOS". ​​Se um navio estiver dentro de uma cortina de fumaça ou ter uma cortina de fumaça entre ele e todos os spotters possíveis, ele pode permanecer não detectados mesmo quando há spotters inimigo dentro de sua faixa de detecção. 
Para a detecção por via aérea, a fumaça é considerada como estando na mesma altura em que voam os aviões.

Nota: portanto, com um lançamento de aeronave catapulta necessita estar próximo ou em cima da cortina de fumaça a fim de detectar quaisquer navios que escondem atrás dela.

Uma aeronave não pode detectar um navio que está dentro da cortina de fumaça, mesmo que a aeronave está voando em cima desse navio.


- Spot de proximidade.

A 2 km os navios irão detectar automaticamente o outro, independentemente de "LOS", tornando possível para os navios para ser detectado, mesmo se eles estão se escondendo dentro de uma cortina de fumaça ou atrás de terreno. 

Nota: A Busca hitdroacústica consumível pode estender essa faixa de auto-spot por um período limitado.




EXTRA:

Ambas as aeronaves catapulta e de porta-aviões possuem fatores próprios de ocultabilidade, 4 km caças catapultas e 8 km para aeronaves de porta-aviões. Os fatores de distâncias são os mesmos para ambos tanto em superfície como o de detecção de ar.


Espero que aproveitem as informações e façam bom uso... Qualquer dúvida só comentar...

Saudações TitiuBlack o7




Fonte: